Institucional Notícias

Premiação Abrasce

O SHOPPING PASEO

Inaugurado em 16 de Outubro de 2008, está localizado num dos bairros mais nobres de Salvador, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) semelhante ao de países de primeiro mundo. Com ABL de mai d e4mil m2, o Paseo é um dos espaços mais elegantes da cidade, proporcionando conforto e praticidade nas compras, principalmente à população do seu entorno. Instalado em frente ao Parque da Cidade, o estabelecimento sempre buscou a máxima integração do seu espaço ao verde do bairro do Itaigara. Com suas alamedas amplas e áreas descobertas e a utilização de luminosidade natural na maior parte do dia. Uma das tendências do mercado.

Tendo como um dos seus diferenciais a praça central aberta além de características próprias, não apresenta um comportamento sazonal, o Paseo apresenta um posicionamento de fluxo linear, alto ticket médio e uma clientela específica e de alto poder aquisitivo.


CASE


Desde sua implantação, a cultura é um ponto marcante no DNA do Shopping Paseo. Aqui, nossos clientes veem passar desde o romantismo francês até o repertório de vida, que às vezes assusta, de Woody Allen, nas nossas salas de cinema alternativo, que enreda os melhores filmes “cults” da região.

Com a criação a quatro anos do selo “Paseo Cultural”, cada vez mais apoiamos a cultura de forma sistemática, já tendo inclusive, selos de incentivo aos artistas da região, cedendo espaço para que se apresentassem e gerassem frutos para seus trabalhos.




Utilizar a arte a céu aberto, em um espaço de circulação pública, pode gerar grande impacto, já que surpreende ao trazer o inusitado ao cenário cotidiano. Seguindo essa tendência mundial, em 2016, o Shopping Paseo assinou convênio com a Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA-Ufba) para a realização de atividades artísticas variadas no empreendimento. A iniciativa pretendia aproximar a arte produzida na Bahia dos consumidores, reafirmar a vocação do Paseo no incentivo à cultura além de servir como ferramenta eficaz de marketing na atração da atenção do consumidor, que poderia ser revertido em consumo e consequente movimentação do nosso varejo. A parceria contemplou intervenções produzidas por alunos e supervisionadas por professores e coordenadores da instituição de ensino, dentro das atividades curriculares, como exposições e pinturas em geral, vitrinismo, design e decoração.

Em 2018 o Shopping Paseo completou 10 anos de história. A comemoração foi marcada por ações que visaram aproximação e valorização do nosso público interno e externo, além de movimentação do nosso varejo e incentivo às compras, tudo em convergência direta com o que nos move: a cultura.

Intervenções criativas foram feitas nas vitrines das lojas do Paseo, surpreendendo o público que visitou o empreendimento. Foi uma ação que agradou bastante tanto os clientes como os lojistas, que tiveram um trabalho belíssimo ornando ainda mais as suas vitrines. Nas intervenções foram utilizadas técnicas variadas, como desenhos, grafites, pintura, escultura e alguns trabalhos em papel, como origamis. A parceria tem se mostrado muito frutífera, principalmente pela liberdade criativa que o Paseo oferta ao propor as intervenções.

Do ponto de vista pedagógico, para os alunos a atividade foi um ótimo exercício, pois colocou em prática os conteúdos desenvolvidos nas disciplinas. Todo o processo criativo foi elaborado por eles, do desenho do projeto à lista de materiais, passando pela produção da pintura. A ação permitiu que eles pudessem estar em contato direto com as exigências e demandas do mercado de trabalho no qual estarão inseridos no futuro. Já que a cada passo a arte era submetida à avaliação do Marketing do Shopping e do lojista, através de um processo de co-criação. Os lojistas participaram desde o momento de elaboração da ação, briefing, provas, aprovação e execução, além de firmarem um contrato com o marketing do shopping em que comprometiam-se a manter o trabalho na vitrine por um prazo pré-estabelecido de forma conjunta.

O objetivo da parceria também foi de abraçar e incentivar esses jovens que estão iniciando suas carreiras. A iniciativa sela um diálogo permanente entre a produção artística e acadêmica da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia, com os frequentadores do shopping. A visibilidade que os alunos e artistas têm nas galerias é importante para o aprendizado, além de proporcionar um contato direto com os espectadores.

Importante também para completar a carga horária que eles precisam cumprir em atividades de natureza extensiva ou artística. Para o currículo e o portfólio deles estas atividades são muito valiosas, pois permitem que saiam da graduação já com experiência profissional. Isso é muito mais produtivo do que realizarem o que chamamos de "trabalho fantasma" onde o aluno simula uma atividade para compreender o funcionamento dos trabalhos.

O certificado entregue pelo marketing do Shopping, por ter o respaldo da Ufba e do Shopping, contou como pontuação na produção artística deles em caso de concursos ou processos seletivos nos quais vierem a participar.

 

 

Imagens