Institucional Life Center Notícias Shopping Centers

Parque da Cidade: O Primeiro shopping operado pelo grupo Enashopp em São Paulo, traz o conceito de Life Center

Renomada empresa baiana, que em Salvador opera o Shopping Barra e outros projetos de sucesso, é responsável pela implementação, comercialização e gestão do novo empreendimento, que está previsto para ser inaugurado em outubro de 2018.


São Paulo vai ganhar mais um grande empreendimento. Trata-se do Shopping Parque da Cidade, que tem a previsão de ser inaugurado ainda este ano, no mês de outubro. Como conceito – e diferencial – ele é o primeiro Life Center do Brasil: conjuga as facilidades, o conforto e os serviços de um shopping com o ambiente tranquilo e saudável de um parque.

Situado no bairro do Morumbi, entre a Marginal Pinheiros e a Avenida Chucri Zaidan, e próximo da estação de trem da CPTM e das futuras linhas lilás e ouro do metrô, é o primeiro shopping operado pelo grupo baiano Enashopp em São Paulo (na Bahia, ele opera os shoppings Barra, Paseo e Itaigara, em Salvador, e o Serrinha, no interior).

O centro de compra, que já está com cerca de 50% dos espaços comercializados, vai ter 120 operações, em um mix de lojas voltado para conveniência e praticidade, com ênfase nos segmentos de gastronomia, serviços e entretenimento. Uma das âncoras do shopping vai ser o Centro de Diagnósticos Albert Einstein que ocupará uma área de 2,5 mil m² e vai ser o maior espaço de saúde dentro de um shopping center no país. A Rede Kinoplex também já assinou contrato e vai operar o maior cinema com Salas Vips da região, num total de seis. A integração com a sustentabilidade e a mobilidade ganharão uma nova perspectiva e promete ser um dos pontos altos do empreendimento, já que além de estar integrado à um parque, haverá um Paisagismo Funcional no teto do shopping com um projeto de uma horta feita por ONGs de inclusão social.

O projeto arquitetônico, assinado pelo escritório de arquitetura Aflalo & Gasperini, privilegia os espaços amplos em linhas retas, divididos em dois blocos de três pisos, com iluminação natural, num trajeto prático e fácil de circulação pelas lojas. Ele segue todos os preceitos de sustentabilidade, percebidos até no conceito de implantação, que afirma o caráter sustentável, e o tornam elegível aos certificados mais importantes da categoria, inclusive gerando impactos positivos também no entorno.

O CONCEITO
O Shopping Parque da Cidade traz o conceito de Life Center: ele conjuga as facilidades, o conforto e os serviços de um shopping com o ambiente tranquilo e saudável de um parque. Este conceito de Life Center surgiu nos Estados Unidos, Europa e Ásia, fruto das transformações que estão acontecendo no comportamento do consumidor. Até 2020, as gerações Y e Z representarão mais da metade do mercado. Esses novos consumidores valorizam a experiência, a convivência, a sustentabilidade, não conhecem o mundo sem a internet e se relacionam com marcas e produtos de uma forma totalmente diferente das gerações que as precederam. Com isso torna-se imperativo que todo o ecossistema do varejo se reinvente para atender essas novas demandas.  É dentro deste contexto que o Parque da Cidade nasce alinhado com essas expectativas do público.

A ENASHOPP
 A Enashopp, grupo que administra, comercializa e faz a gestão do Parque da Cidade, foi criada em 2000, a partir de uma necessidade do mercado baiano que sentia falta de um modelo de gestão de shoppings com visão global e ação local, com capacidade de ofertar soluções personalizadas para cada empreendimento e foco na potencialização de resultados para os investidores através de uma equipe motivada e identificada com os valores e objetivos dos clientes. Ela se consolidou no mercado em virtude dos resultados obtidos com os primeiros empreendimentos administrados, a exemplo da redução de vacância de lojas, geração de fluxo de consumidores, aumento de vendas para os lojistas e receitas de aluguel para os empreendedores, através do replanejamento de tenant mix, (que define as atividades, segmentos, dimensões e localização das lojas para direcionar o trabalho de comercialização); intenso trabalho, de captação de novas lojas, racionalização das despesas condominiais e  ações de marketing, planejadas estrategicamente de acordo com o posicionamento mercadológico.

 Com expertise nacional e internacional voltada para o desenvolvimento implantação, comercialização e administração de shopping centers e empreendimentos multifuncionais de perfis e portes variados, a Enashopp vem expandindo sua atuação e hoje está presente em diversas capitais do Brasil. Ela tem escritórios em Salvador e São Paulo, e administra em território nacional um milhão de m² de área construída, 5 mil unidades gerenciadas, mais de 300 mil m² de ABL e conta com cerca de 1500 profissionais em seus quadros.  Shopping Barra (Salvador), Shopping Itaigara (Salvador), Felicittà Shopping (Distrito Federal), Shopping Serrinha (Bahia), Shopping Paseo Itaigara (Salvador), Hangar Business Park (Salvador) são alguns dos empreendimentos que fazem parte do portfólio administrados pela Enashopp.


 O COMPLEXO PARQUE DA CIDADE
O Shopping Parque da Cidade integra um complexo multiuso de mesmo nome, que ocupa um terreno de aproximadamente 80 mil m² na zona sul da capital paulista,  integrado a uma área verde de 22 mil m². O projeto está em completa harmonia com os planos municipais de revitalização da região da Chucri Zaidan, estabelecidos pela Operação Urbana Água Espraiada da Prefeitura Municipal de São Paulo.

O Complexo Parque da Cidade é composto por 10 edificações, sendo cinco torres corporativas, uma de escritórios, duas residenciais, um shopping e um hotel de prestígio – o Four Season, que estréia sua primeira operação no Brasil -, e tem como eixo principal um grande parque linear de 62 mil m², aberto ao público e dotado de infraestrutura de serviços e lazer, como restaurantes, teatro, playgrounds, ciclovias, entre outros atrativos que garantirão o fluxo constante de pessoas sete dias por semana, inclusive fora do horário comercial. O conjunto de soluções dos projetos arquitetônico e paisagístico observa os impactos ambientais, a qualidade de vida das pessoas e também os benefícios para a região.

As características do Parque da Cidade permitiram seu ingresso no Climate Positive Development Program, iniciativa do grupo C40 Cities Climate Leadership, desenvolvida pela Fundação Clinton em parceria com o U.S Green Building Council, que atualmente apoia 18 projetos no mundo, escolhidos como referência para outros empreendimentos quanto ao desenvolvimento urbano e à redução da emissão de CO2. O Parque da Cidade também é o primeiro empreendimento a receber a certificação até então inédita na América do Sul, o LEED ND nível Silver (Neighborhood Development), do US Green Building Council, concedido a empreendimentos capazes de impactar positivamente em seu entorno.

MEMORIAL DESCRITIVO

Projeto
- Comercialização, Administração e Gestão: Grupo Enashopp
- Arquitetura: Aflalo & Gasperini Arquitetos
- Construção: Odebrecht
- Área Construída: 62.730,19 m²
- Área Bruta Locável: 20.000 m²


•Estrutura:
-5 pisos públicos (3 de lojas, 1 do cinema e 1 do teatro)
-4 elevadores sociais e 2 de serviço
-20 escadas rolantes
-8 conjuntos de sanitários (feminino, masculino, família e pne)
-1 fraldário
-Estacionamento com 958 vagas para veículos, 180 vagas de motos e 80 de bicicletas

•Localização:
Avenida das Nações Unidas 14.401 – Chácara Santo Antônio

•Acessos:
-Veículos pela Av. das Nações Unidas
-Pedestres pela Av. das Nações Unidas, Rua Eng. Mesquita Sampaio e Rua José Vicente Cavalheiro

•Lojas: 120
•Âncoras: Centro de Diagnóstico Albert Einstein
•Moderno Complexo de Cinema administrado pela Rede Kinoplex
•Teatro