Entrevista Institucional Notícias

Criatividade e versatilidade são as marcas da Enashopp

O empreendedorismo na Bahia é marcado pela criatividade e versatilidade. Cada vez mais, investidores tem buscado sair do amadorismo em busca de uma gestão mais profissional. "O empreendedor baiano, de um modo geral, mostra coragem para arriscar e flexibilidade para se adaptar a novos cenários", explica Naildo Macedo, diretor da Enashopp, empresa baiana que administra, atualmente, grandes empreendimentos no Estado, como os shoppings Barra, Paseo e Itaigara, o Salvador Trade Center e o Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), além do Shopping Serrinha, no interior.

Criada na virada do século, nos anos 2000, a Enashopp, veio para suprir as necessidades do mercado baiano por um modelo de gestão de shoppings com visão global e ação local. "Uma das nossas estratégias é aumentar a área de entretenimento e gastronomia", destaca o diretor. Por isso, a instalação de operações diferenciadas dentro dos centros comerciais, como clínica, academia, curso de idiomas e outros serviços, é uma das características da empresa.

Entre as principais conquistas da Enashopp, ao longo dessa trajetória de 17 anos, uma merece destaque: a implantação do primeiro shopping em Angola, em 2007, que foi administrado pela empresa até 2012. A operação representou um desafio duplo, pois além das dificuldades de empreender em outro país, houve entraves estruturais. "Tratava-se de um país em fase pós-guerra, com imensos problemas de infraestrutura e mão de obra. Depois dele, tivemos muitos outros desafios, que também nos deram visibilidade e credibilidade".

Dos desafios superados com sucesso até a variedade dos empreendimentos, voltados para públicos diferentes, todo o trabalho realizado colocou a Enashopp em destaque, vista hoje como modelo de administração nacional. "Isso nos deu uma expertise diferenciada que nos capacitou para atuação em outros mercados". Em 2017, a empresa começou a desenvolver a implantação do Shopping Parque da Cidade, em São Paulo.

Com inauguração prevista para o segundo semestre de 2018 e localizado no bairro do Morumbi, o  Parque da Cidade será o primeiro life center, do país novo conceito de shopping que reúne conveniência, gastronomia, serviço e entretenimento, sem esquecer dos segmentos tradicionais do varejo. O shopping integra um complexo composto por 10 edificações, sendo cinco torres corporativas , uma de escritórios, duas residenciais e o Hotel Four Seasons, o primeiro da rede no país. Depois da inauguração a Enashopp também será responsável pela gestão plena".

Além dos investimentos fora do estado e até em outro país, a empresa não deixa de lado os projetos no interior. "Surfamos também a onda da interiorização. E mesmo em maio ao momento recessivo de mercado, conquistamos a população de Serrinha". destaca Naildo. Aqui na Bahia, animados pelos resultados do Shopping Serrinha, os empreendedores já começam a estudar novos projetos em outras cidades do interior.

Ao lado dos sócios Alexandre Manzalli, Edison Rezende e Mirela Gedeon, Naildo busca direcionar o trabalho da Enashopp com três fundamentos: inovação, respeito e excelência. "Nosso lema diário é nos desafiar todos os dias e criar coisas novas. Estar atento às tendências e ao comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais em busca de experiências diferenciadas no momento da compra e do lazer, ajudando nossos lojistas com informações estratégicas. E é isso que acreditamos ser necessário para se destacar no mercado no mercado, superar expectativas e encantar os clientes".